Estado de Goiás

Histórico do Programa  

Logo_PPGIELT

A Universidade Estadual de Goiás foi criada em 1999, pela Lei n. 13.456, de 16 de abril, contando, portanto, com 12 anos de história. Por meio de suas Unidades Universitárias e Pólos, a UEG atua em todas as áreas do conhecimento. É uma universidade multicampi, possuindo 42 unidades universitárias e 4 pólos universitários, em 40 municípios. A IES oferece 39 cursos de bacharelado, 81 cursos de licenciatura e 24 tecnológicos, perfazendo um total de 144 cursos de graduação.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP) coordena o ensino de pós-graduação stricto e lato sensu e as atividades de pesquisa na UEG. Em relação à pós-graduação lato sensu, de 1999 a 2010, 7.288 pessoas cursaram especialização na UEG. No que diz respeito à pós-graduação stricto sensu, a UEG ofereceu três mestrados interinstitucionais: Geografia, em parceria com a Universidade Federal de Goiás; História, em parceira com a Universidade de Brasília; e Educação, em conjunto com a Universidade de Havana. Atualmente, encontra-se em andamento um Doutorado Interinstitucional em Políticas Públicas, Planejamento e Desenvolvimento, em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. A UEG possui, desde 2006, dois mestrados próprios: Ciências Moleculares e Engenharia Agrícola. Está em processo de avaliação pela Capes um Mestrado Interinstitucional em Letras e Linguagem, em convênio com a UFG. Além disso, a UEG participa de um mestrado profissional em Tecnologia Farmacêutica, junto com a PUC-Goiás e a UniEVANGÉLICA.

A Universidade Estadual de Goiás proporciona quatro diferentes tipos de programas de iniciação científica: Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC-UEG); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq/UEG), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas (PIBIC-AF/UEG) e Programa de Voluntários de Iniciação Científica (PVIC-UEG). A partir de 2010 conta também com bolsa de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq). A UEG possui um Comitê Institucional de Pesquisa (CIP) e um Comitê Externo que, juntamente com a Coordenação de Pesquisa, gerenciam os programas de pesquisa, fazendo cumprir a Resolução Normativa do CNPq 017/2006. Entre os anos 2000 e 2010, a UEG aprovou 2.058 projetos de pesquisa com bolsistas de iniciação científica. Destes, 1.501 já foram finalizados e 373 estão em andamento.

Fonte: Coordenação do PPG-IELT, 03/06/2016.