Estado de Goiás

Banco de Dissertações  

Banco de dissertações do Programa de Pós-Gradução Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias

 

Dissertações defendidas em 2017 

Mylena Seabra Toschi
Mediação pedagógica afetiva e a ressignificação da identidade do idoso: a experiência do lim/life – UEG(PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Yara Fonseca de Oliveira e Silva

Brenda Fonseca de Oliveira
Educação e diversidade: um olhar para a formação continuada de professores da rede municipal de Goiânia (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Marlene Barbosa de Freitas Reis

Dllubia Santclair Matias
Diálogos interculturais na aula de língua inglesa: um estudo de caso de cunho etnográfico (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Barbra do Rosário Sabota Silva

Maria Elizete Pereira dos Anjos
Estratégias de tradução em um curso de Licenciatura em Letras: uma análise sob a perspectiva de Andrew Chesterman (PDF)
Orientador: Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira

Pedro Ivo Silva
Afrobixas: narrativas de negros homossexuais sobre seu lugar na sociedade (PDF)
Orientador: Prof. Dr. Raimundo Márcio Mota de Castro

Priscylla Dietz Ferreira Amaral
Educação profissional e cidadania: desafios da bolsa-formação do PRONATEC (PDF)
Orientador: Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira

Ricardo Regis de Almeida
Educação linguística crítica de aprendizes de Inglês: problematizações e desestabilizações (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Barbra do Rosário Sabota Silva

Tatiane Dutra de Godoi Arriel
“Nas trilhas de uma comunidade”: problematizando uma proposta de Língua Portuguesa orientada pelos letramentos (PDF)
Orientador: Prof. Dr. Hélvio Frank de Oliveira

Thiffanne Pereira dos Santos
Educando na diversidade: a questão da sala de recursos multifuncionais (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Marlene Barbosa de Freitas Reis

Victor Hugo de Paiva Arantes
Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar em uma escola criativa (PDF)
Orientador: Prof. Dr. João Henrique Suanno

 

Dissertações defendidas em 2016 

Amanda Oliveira Rechetnicou
Narrativizações identitárias e modos de identificação no gênero reportagem: um estudo a partir da Análise Crítica de Gêneros (PDF)
Orientador: Prof. Dr. Sostenes Cezar de Lima

Ândrea Carla Machado de Moraes 
Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás: relação entre política e currículo (PDF)
Orientador: Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira

Diogo Jansen Ribeiro
A Implementação da Lei Orgânica do Ensino Primário na Cidade de Anápolis/GO (1940-1950) (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Sandra Elaine Aires de Abreu

Edimar Pereira da Silva
O dito e o interdito: o homem homoerotismo em Uma leve simetria, de Rafael Bán Jacobsen (PDF)
Orientador: Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira

Edinei Oliveira Vasco
Tradução Intersemiótica e Indústria Cultural: clássicos da literatura brasileira em história em quadrinhos (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Veralúcia Pinheiro

Emanoela Celestino Almeida Ramos
Cursos de Formação Docente para a Educação Infantil por meio da Universidade Aberta do Brasil: Singularidades, Limites e Potencialidades (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Daniela da Costa Britto Pereira Lima

Flávia Karla Soares
Educação Infantil e diversidade: concepções das profissionais de uma creche da rede municipal de Pires do Rio-GO (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Marlene Barbosa de Freitas Reis

Gustavo Rezende de Souza
Tradução intersemiótica e intercultural de Macbeth, de Shakespeare, para Kumonosu-jô, de Kurosaw (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Maria Eugênia Curado

Ilka da Graça Baía de Araújo
O encolhimento dos sentidos no grafismo indígena Wajãpi: desdobramentos (PDF)
Orientador: Profa. Dra. Gláucia Vieira Cândido

Isaias Martins de Souza
A brasa que não dorme: diálogos entre literatura e história em Pão Cozido Debaixo de Brasa, de Miguel Jorge (PDF)
Orientador: Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira

Kelly Cristina da Silva Ruas
Processos de interação mediados pelas TDIC em curso a distância via web (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Daniela da Costa Britto Pereira Lima

Lívia Soares de Lima Sousa
Constituição e desenvolvimento da educação superior a distância no Brasil: as contribuições do Conselho Federal de Educação (1962 - 1994) e do Conselho Nacional de Educação (1995 - 2014) (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Daniela da Costa Britto Pereira Lima

Márcia Mendez Marques de Oliveira
Identidade docente no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás: relação entre política e currículo (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Mirza Seabra Toschi

Marcos Vinícius Guimarães de Paula
Prática pedagógica transdisciplinar na Educação Física Escolar: reflexões e inspirações para humanescer (PDF)
Orientador: Prof. Dr. João Henrique Suanno

Maria Eneida da Silva
Leitura e escrita no Ensino Médio: demandas do multiletramento (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Débora Cristina Santos e Silva

Nilda Gonçalves Vieira Santiago
A Educação de Jovens e Adultos em privação de liberdade: um estudo da Unidade Prisional de Goianésia - GO (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Mirza Seabra Toschi

Sanderson Mendanha Peixoto
Tradução automática e revisão: um estudo de caso sobre o uso do Google tradutor numa perspectiva colaborativa de aprendizagem (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Barbra do Rosário Sabota Silva

Tatiana Cristina Ribeiro
Trabalho, Educação Profissional e Reestruturação Produtiva: um estudo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio no Campus Anápolis do IFG (PDF)
Orientador: João Roberto Resende Ferreira

Tatiane Custódio da Silva Batista
A relação entre educação e uso das tecnologias de informação e comunicação nos marcos legais e documentos orientadores para a educação básica brasileira
Orientadora: Profa. Dra. Daniela da Costa Brito Pereira Lima

 

Dissertações defendidas em 2015

Ana Cristina Luiza Souza
Poéticas digitais: desafios contemporâneos para a arte-educação (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Débora Cristina Santos e Silva
 
Camila Costa de Oliveira Teixeira Álvares
A educação superior no Brasil e o ensino a distância: uma análise crítica (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Veralúcia Pinheiro
 
Carmen Silvia Neves Carvalho
Curso de especialização Lato Sensu: aprendizagem significativa, autonomia e práticas pedagógicas (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Marlene Barbosa de Freitas Reis
 
Cindy Michelle da Silva
Estratégias de argumentação em textos de alunos do Projeto Educação Aberta (PREA) (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Kênia Mara de Freitas Siqueira
 
Claudio Tavares Pinheiro 
O processo de educação popular: A Diocese de Goiás e as práticas sociais dos trabalhadores rurais de Itapuranga nas décadas de 1970 e 1980 (PDF)
Orientador: Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira
 
Fábio Pereira Santana
Video games e cultura corporal de movimento (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Mirza Seabra Toschi
 
Geórgia Clarice da Silva
A educação bilingue da comunidade surda (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Maria Eugênia Curado
 
Gisele Gomes Avelar Bernardes
Política, política pública, tecnologias e educação: histórico, implementação e percepção dos atores educacionais na Rede Municipal de Ensino de Goianésia/Goiás (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Daniela da Costa Britto Pereira Lima
 
Jade Cardozo Magalhães dos Santos
Literatura, cidade e violência: uma análise comparativa das experiências urbanas em O Cortiço e Cidade de Deus (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Nismária Alves David
 
Luciana Caprice Silva Santos da Rocha
As Tecnologias de Informação e Comunicação e a Mediação Pedagógica (PDF)
Orientador: Profa. Dra. Mirza Seabra Toschi
 
Luciano Alvarenga Montalvão
Pronatec: Políticas de Formação Profissional (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Iria Brzezinski
 
Maria Helena David de Borba
Cultura e atividades escolares numa comunidade quilombola (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Mirza Seabra Toschi
 
Marinês Julinana Martins
Retrato falado: educação estática na construção da identidade social e cultural do aluno (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Débora Cristina Santos e Silva
 
Mauricio Gabriel Santos
Antero de Alda e Alyssa Monks: a liquidez social nas poéticas contemporâneas (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Débora Cristina Santos e Silva
 
Nara Rúbia Duarte Xavier
Poéticas possíveis: criação e fruição da poesia em meio digital (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Débora Cristina Santos e Silva
 
Patricia Correa Junqueiro
Processos interacionais: da leitura à escrita criativa (PDF)
Orientador: Prof. Dr. Sostenes Cezar de Lima
 
Verônica Martins Moreira
A reconstrução histórica do massacre em Columbie retratada no filme Elefante (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Veralúcia Pinheiro
 
Waldeir Eterno da Silva
Speaking Club: um estudo de caso sobre um ambiente de aprendizagem colaborativa de produção oral em língua inglesa (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Barbra do Rosário Sabota Silva
 
Yara Oliveira e Silva
Mediação didática na formação continuada de professores em ambientes virtuais de aprendizagem (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Mirza Seabra Toschi
 

Dissertações defendidas em 2014 

Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite
A Presença da Televisão na Educação Infantil (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Mirza Seabra Toschi
 
Cleufa Leandra Silva Oliveira
Letramentos na educação infantil: usos e funções sociais da leitura e da escrita (PDF)
Orientador: Prof. Dr. Ewerton de Freitas Ignácio
 
Clodoaldo Ferreira Fernandes
Diversidade sexual na escola: o "normal" e o "anormal" em discursos de professores (PDF)
Orientador: Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira

Cristina Aurélia Rezende Ozório
Interação de linguagens e processos de letramento na cibercultura (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Débora Cristina Santos e Silva
 
Fabiana Cristina Pessoni Albino
Escola Família Agrícola: a pedagogia da alternância em processo (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Marlene Barbosa de Freitas Reis
 
Fabrício Augusto Gomes
Políticas emergenciais de formação continuada de professores da educação básica: estudo da REDE (2009) e do PARFOR (2009) no governo popular brasileiro
Orientadora: Profa. Dra. Iria Brzezinski
 
Iremar Sebastião Reis
Estudos sobre leitura em língua inglesa: análise da pesquisa acadêmica stricto sensu produzida no Brasil entre 2001 e 2011 (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Barbra do Rosário Sabota Silva
 
Jean Isidio Santos
O documentário como crítica social: a representação da crise neoliberal da Argentina na câmera de Pino Solanas (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Veralúcia Pinheiro
 
Kelly Ferreira dos Santos
Orientação acadêmica e revisão textual: o processo de produção do Trabalho de Curso (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Gláucia Vieira Cândido
 
Léia Gonçalves de Freitas
Estudo das práticas pedagógicas de professores egressos do programa de formação em educação para relações étnico-raciais – ERER no município de Altamira – Pará (PDF)
Orientador: Prof. Dr. Jorge Manoel
 
Lídia da Silva Cruz Ribeiro
A formação do pedagogo para a educação das relações étnico-raciais negras (PDF)
Orientador: Prof. Dr. Jorge Manoel Adão
 
Lívia da Silva Neiva Martin
Entre a apropriação e a proibição: trânsito dos dispositivos móveis em escolas públicas (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Mirza Seabra
 
Magda Nazareth da Rocha Ribeiro
Os efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em Língua Portuguesa (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Gláucia Vieira Cândido
 
Melissa De Paula Santos Costa
Conflitos e temores das mães de adolescentes egressos de medida socioeducativa de internação em Goiânia (GO) (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Veralúcia Pinheir
 
Murilo Macêdo Narciso
Leitura e escrita como processos de construção de autoria (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Débora Cristina Santos e Silva
 
Návia Regina Ribeiro da Costa
A textualidade em peças jurídicas de petição cível (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Maria Eugênia Curado
 
Nilma Fernandes do Amaral Santos
Projeto professor conectado: implicações pedagógicas no trabalho docente (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Magda Ivonete Montagnini
 
Paulo Sérgio Cantanheide Ferreira
Não violência como princípio norteador do processo de aprendizagem (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Maria Eugênia Curado
 
Renato Antônio Ribeiro
Rompendo barreiras: a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes da EJA (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Sandra Elaine Aires de Abreu
 
Roseany Diniz Barbosa Do Nascimento
Educação de qualidade e gestão escolar: desafios e perspectivas de atuação do gestor no município de Aparecida de Goiânia – GO (PDF)
Orientadora: Profa. Dra. Sandra Elaine Aires de Abreu