Estado de Goiás

OBIPD  

Estamos iniciando parceria de estudos e pesquisas com a Universidade de Barcelona, Espanha. Com essa universidade espanhola iniciamos a participação no Observatório Internacional de La Profesión Docente (OBIPD) da Universidade de Barcelona (http://www.ub.edu/obipd/Entidades_esp.html), o que pode trazer de benefícios ao mestrado, a seus alunos e professores, na perspectiva de eventos organizados em parceria, cursos sanduíche de nossos mestrandos na instituição espanhola, publicações e pesquisas conjuntas. Nesse site do OBIPD é possível observar a logo da Universidade Estadual de Goiás, como parceira.

Já para este ano de 2013 fomos convidados a participar da pesquisa “Índices de satisfacción de la profesión docente de enseñanza primaria”, coordenada pelos professores, la presidenta del OBIPD, la Dra. Denise Vaillant y de su director, Dr.Francisco Imbernón. A partir de um questionário básico, a nós enviado, os mestrandos colaboraram na coleta de dados em dez municípios do estado de Goiás. A mesma coleta está sendo realizada em várias escolas de educação básica de vários países, no intuito de verificar a satisfação docente com sua função de ensinar nas escolas de educação básica. Nos dias 16 e 17 de setembro de 2013, os resultados de cada país serão apresentados em reunião dos membros do OBIPD. Participaremos dessa pesquisa junto com o PPG em Educação da Universidade Federal de Goiás.

Em 2012, o PPG-IELT realizou parcerias com a PUC-Goiás para dois eventos: Maria Isabel Alarcão, José Pereira Costa Tavares (ambos da Universidade de Aveiro, Portugal) para o Seminário Interno de Pesquisa do PPG-IELT e Carlos Marcelo Garcia (Universidade de Sevilha, Espanha). Aproveitando-se de sua vinda à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), após o evento da ANPEd ministrou conferência para os mestrandos do PPG-IELT, convidados, professores do programa e alunos de graduação, sobre o tema “Ambientes Virtuais Educativos e Desenvolvimento Profissional de Professores”, que aconteceu no dia 26 de outubro de 2012. 

Livros

http://www.ub.edu/obipd/docs/sabores_y_disabores_del_profesional_docente_en_el_interior_de_brasil.pdf